terça-feira, 28 de setembro de 2010

ARTE MARAJOARA E TAPAJÓ

Há vestígios de culturas amazônicas com alto grau de desenvolvimento na fabricação e na decoração de artefatos de cerâmica, como as da Ilha de Marajó da Bacia do rio Tapajós.

Pouco restou da cultura dos índios Tapajós, grande nação que habitava a região de Santarém. Apenas os muiraquitãs, pequenas esculturas de rãs em pedra, os machados polidos e uma cerâmica tão elaborada que mais parece escultura que simples vasos.



O Muiraquitã, símbolo das culturas amazônicas, é um amuleto feito de pedra verde (nefrita)


Em seu apogeu, a ilha de Marajó pode ter tido mais de 100 mil habitantes. Entre eles havia diversos artistas, que fabricavam objetos cerâmicos ricamente decorados, vasilhas, estatuetas, urnas funerárias e adornos. Esses objetos sugerem que a cultura marajoara atingiu alto grau de sofisticação e complexidade social e política.

Foram encontradas grandes urnas funerárias, chamadas de Igaçabas, decoradas com desenhos labirínticos, em enormes aterros perto do lago Ararí.



As urnas funerárias marajoaras- igaçabas- eram feitas em cerâmica com formatos que lembram entidades míticas.


Igaçaba Marajoara - Museu do Encontro, Forte do Presépio -Belém, PA





Os objetos produzidos pelas culturas antigas estavam, muitas vezes, associados a rituais que eram verdadeiros espetáculos artísticos, pois reuniam todas as manifestações (música, dança, adereços, vasos, urnas, estatuetas) que representavam as crenças, os mitos e as formas de expressão daquelas culturas.

Muitos dos desenhos antigos servem de modelo para a cerâmica artesanal que é produzida hoje na Amazônia e que encanta os turistas.

Vaso Cariátide - Museu Emílio Goeldi - Belém, PA
Vaso tapajó que exemplifica a elaboração artística da cerâmica amazônica.

4 comentários: